Quem ama um pretinho põe o dedo aqui!
Hoje quero começar uma sequencia semanal de posts com algumas orientações sobre as mensagens das cores, para que possamos usar esse elemento tão importante de forma mais estratégica em nossa imagem.
No meu processo de consultoria de imagem e personal branding, utilizamos as cores muito além da análise de coloração pessoal: podemos inserir tons, intensidades e profundidades de forma consciente para transmitir diferentes mensagens e causar efeitos psicológicos distintos em quem passa pelo nosso caminho. Cores e características que, inclusive, podem não estar 100% alinhados com as cores da sua cartela!
Se pensarmos na imagem como a forma de comunicação poderosa que é, podemos utilizar todos os elementos de maneira estratégica para transmitirmos nossa essência para o mundo, mas também as mensagens que precisamos de acordo com nossos objetivos e público-alvo.
Mas, afinal, por quê tanta gente gosta do preto?
O preto é uma cor que transmite autoridade, poder e pode ter um efeito “emagrecedor” dependendo do tecido. As pessoas também têm a crença de que ele combina com tudo, o que não é verdade: ele fica melhor com outros tons escuros ou vivos, mas pode não ficar tão interessante assim com cores mais claras e opacas. Vale observar!
O preto no look produz também um certo distanciamento e mistério, ou seja, não é a melhor escolha para quando você quiser construir relacionamentos, transmitir empatia, amabilidade e “aconchego”, mas é ideal para situações nas quais você precisa se impor ou demonstrar mais poder.
Outros tons escuros, por exemplo, podem ter o mesmo efeito de autoridade, porém com mais “aproximação”, como o marrom, cinza chumbo, verde escuro e o berinjela.
Agora me conta: você já tinha pensado nas cores em termos de mensagens e como parte da sua comunicação estratégica na imagem?
E, se você ama um pretinho, deixa um pra mim aqui embaixo, vou amar!
Até a próxima,
Roberta Carlucci