Eu não esqueci, não, que vocês pediram minha listinha de compras do enxoval do bebê em Miami! Só demorei mesmo para postar pois tinha que organizar tudo bem certinho, afinal depois das compras mudei um monte de itens, quantidades e marcas, algumas coisas resolvi comprar no Brasil e assim por diante.
Como falei, fiz minha lista baseada em outras 3 listas de amigas (obrigada Mi, Lise & Rá!) e também em dicas que garimpei pela internet, em listas de lojas e também com a expertise da minha mãe, que foi incrível e imprescindível para que minhas escolhas fossem mais certeiras e para que eu mantivesse o foco durante as compras, coisa que, já vou adiantar, é dificílimo quando se está comprando no exterior!
De qualquer forma, cada pessoa tem o seu estilo e terá que adaptar a lista para suas necessidades, ou seja, acho que o mais importante é entender os pontos principais que eu observei ao organizar o enxoval da minha filhota e assim mudar o que quiser/precisar de acordo com seus objetivos, o que encontrar, etc.
Vejam abaixo as principais observações sobre a minha lista:
- Com base na data do nascimento do bebê, minha lista foi organizada em estações do ano, onde coloquei os tamanhos das roupinhas equivalentes ao tamanho da minha filha em cada uma. Exemplo: a Stella irá nascer em Agosto, ou seja, as roupinhas de RN e até 3 meses são de inverno, enquanto as de 3 a 6 são de verão, e assim por diante. Isso irá mudar de acordo com cada bebê, né? Adapte a lista para o seu.
- A lista está dividida em tipos de itens: roupinhas, cama & banho, utensílios, farmácia e assim por diante. Assim, quando estiver nas lojas, pode ir de seção em seção riscando da lista os itens comprados e também decidir em quais lojas ir de acordo com as necessidades de cada uma.
- Na hora de editar as quantidades tentei ser econômica, pois não existe necessidade de exagerar: você irá ganhar muitos presentes e o bebê cresce em ritmo acelerado, ou seja, talvez nem use algumas das roupinhas que comprar. Peças RN, por exemplo, serão usadas em média somente 2 semanas e, se seu bebê já nascer bem grandinho, se bobear nem isso! Além disso, você não mora na selva, né? Então se faltar alguma coisa sempre pode deixar para comprar depois.
- Nesta questão das quantidades, na hora das compras é bem legal tentar ser o mais fiel possível à lista, pois os preços são bastante convidativos, fazendo a gente a querer levar tudo, mesmo sem necessidade. Uma ou outra coisa mais fofinha até pode ser adicionada a mais, mas lembre-se dos pontos mencionados no item anterior e também no excesso de peso das malas depois!
- A lista é grande, então é preciso manter o foco. Evite ficar passando mais de uma vez em lojas ou sessões que já foi, comprar itens que não estão na lista, passar muito das quantidades e ficar pensando muito tempo na hora de escolher. Vá com objetivos bem definidos, preferencialmente com as marcas e modelos do que quer em mente, pois você não vai aguentar ficar muito tempo em pé e, a menos que tenha muitos dias para descansar e pensar, o tempo é curto e precioso!
- Antes de postar aqui, completei a lista com itens de vários tipos, mesmo aqueles que eu tinha eliminado por já ter comprado, ganhado ou herdado. Esta lista está bem completinha, mas mesmo assim haverá coisas que você precisará a mais ou então que achará supérfluo, então fique super à vontade para editá-la conforme achar mais conveniente. Esta é a lista que para mim serviu super bem, mas cada um terá que adaptá-la para sua realidade.
- Da mesma forma, em alguns itens coloquei as marcas específicas que me foram recomendadas ou que eu pesquisei e já havia definido como preferência para mim. Estas informações também são pessoais, ou seja, adapte-as ao que achar melhor.
- Os itens em verde acabei comprando no Brasil, alguns por não ter achado por lá e outros por não ter gostado dos modelos encontrados.
- Os itens em vermelho optei por não comprar agora (muito grandes, podem ser comprados no futuro) ou achei que, para minhas necessidades, não vou precisar adquirir. Mesmo assim optei por deixá-los para caso alguma de vocês queira, pois são itens que costumam estar na maior parte das listas de bebê.
Acho que é isso, queridos.
Se tiverem dúvidas fiquem à vontade para deixar comentários, vou adorar saber o que acharam e se possuem dicas para complementar e compartilhar com outras futuras mamães!
Mil beijos e boas compras,
Roberta Carlucci